80f61333-11d5-47c4-a52d-40ec145cd614.jpg

Tudo bem com você?

Mais que uma formalidade praticar a empatia e a escuta afetiva são importantes passos para ajudar pessoas que passam pela depressão, uma doença grave é que pode trazer consequências graves. 

Por isso, a APLB Sindicato- Delegacia hidrelétrica de Paulo Afonso se une a campanha do  Setembro Amarelo, para levar informação as pessoas sobre o suicídio. 

Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema. 

Segundo relatório da OMS de 2019, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios. Em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio: uma em cada 100 mortes, o que levou a OMS a produzir novas orientações para ajudar os países a melhorarem a prevenção do suicídio e atendimento. 

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. 

No Brasil, a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida. Uma realidade devastadora quando se identifica o perfil das vítimas brasileiras: a maioria é homem, negro, com idade entre 10 e 29 anos, segundo dados do Ministério da Saúde avaliados nos últimos quatro anos e divulgados numa pesquisa no ano passado. 

Na Bahia, entre 2010 e 2019, foram contabilizados 8.833 casos de lesões autoprovocadas e, destes, 5.160 foram casos de suicídio.  

Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos consideravelmente se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio. 

Então, na próxima vez que perguntar se está tudo bem, faça com empatia. 

Conhece alguém que precisa de ajuda ou você precisa de ajuda? 

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. 

Acesse: www.cvv.org.br 

https://www.instagram.com/p/CTUoEVsLtwj/?utm_medium=share_sheet